sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ou você lê, ou você não lê.

Ele me perguntou:
- Porque tanto “ou não”?
- Porque eu gosto de escolhas, jovem.
- Explique-se.
- Bom, eu gosto de escolhas porque tudo que é imposto é uma merda... O “ou não” é só uma condição de escolha. Ou você é, ou você não é. É como um retrocesso a Hamlet, a parada é profunda, sacaninha. Repare como tudo que é colocado como imposição lima no final, a começar pelos estudantes... Você é um bom aluno?
- Er...
- Isso só explica minha teoria. Você não estuda porque você é obrigado a estudar. Agora imagine comigo... Se sua mãe e seu pai falassem: você tem duas opções, coçar o saco o dia todo, ou estudar e ser alguém na vida. Com a possibilidade de escolha eu aposto com você, que você iria estudar e ser alguém na vida. Não porque estudar é bonitinho e você quer ser alguém inteligente e com assunto. Não por isso. É só porque fazer nada cansa.
- Faz sentido.
- É por essas e outras que quando eu tiver um filho eu vou dizer a ele: Estudar ou coçar o saco?
- Ele vai dizer coçar o saco...
- Talvez por um ano ou dois, eu sou pior que pica-pau. Vou fazer da vida dele um inferno... E no final de tudo, se nada der certo: ele vira publicitário. (Vou apanhar de Jorge depois dessa.)
- Algo contra os publicitários?
- Não, só acho que eles conseguem ser inteligentes com pouco esforço. É algo nato. Talvez seja algo que eu deseje para um filho meu. Ou não. Tudo é uma questão de escolha, e a depender da escolha você quebra a cara ou se dá bem. O momento diz isso... E eu vou continuar falando “ou não”. Tudo que é convencionado me dá nojo. Ou não.
- Paguei pau agora. Ou não.
- Ta pegando o jeito.

Um comentário: